REFLEXÕES SOBRE A CONVERGÊNCIA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E DE EDGAR MORIN

contribuições para a formação docente

  • Alex Costa da Silva
  • María Elena Infante-Malachias
Palavras-chave: Paulo Freire, Edgar Morin, conhecimento humano, prática reflexiva

Resumo

Este trabalho de natureza teórica tem como propósito investigar e apresentar detalhadamente algumas das ideias convergentes nas obras: “Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa” De Paulo Freire e “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro” de Edgar Morin. Ambos os autores
percebem o conhecimento como a possibilidade de conhecer que contrasta com a idéia de acúmulo de saberes própria do senso comum. Eles destacam a importância de se considerar a complexa dimensão humana para a compreensão da educação e da sociedade como um todo, destacando o componente emocional. A proposta de estar sempre aberto às novas idéias e revendo as anteriores, para que estas não se tornem objeto da racionalização que gera cegueiras e incompreensões é fundamental. A análise aqui apresentada pode se constituir em subsídio para a promoção de discussões e debates entre professores e profissionais vinculados à educação, que efetivamente possam contribuir para uma reorientação e humanização das práticas educativas.

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Artigos