PROMOVER A REGULAÇÃO DA MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM

  • Paula Paulino
  • Adelina Lopes da Silva
Palavras-chave: autorregulação da motivação, autorregulação da aprendizagem, objetivos de desempenho, autoeficácia, valor da tarefa, adolescentes.

Resumo

Os modelos de autorregulação da aprendizagem salientam a importância do papel ativo assumido pelo estudante na sua aprendizagem e do desenvolvimento de crenças motivacionais favoráveis ao envolvimento escolar intencional (PINTRICH, 2000; WOLTERS, 2003). A autorregulação da motivação na aprendizagem (ARMA) é um construto reconhecido como essencial no âmbito da autorregulação da aprendizagem, que tem chamado, recentemente, a atenção dos investigadores (WOLTERS, 2003). Neste trabalho, temos como objetivo abordar o processo de ARMA, refletindo sobre este tema e sobre alguns dos determinantes motivacionais (designadamente a autoeficácia, os objetivos de desempenho e o valor da tarefa), que possam estar relacionados com o mesmo e que contribuam para uma melhor compreensão e uma mais adequada intervenção, neste domínio.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos