TRABALHOS PARA CASA COMO FERRAMENTA AUTORREGULATÓRIA

perspectivas e implicações para as práticas educativas

  • Ana Margarida Vieira da Veiga Simão
  • Maria de Fátima Duarte
  • Paula da Costa Ferreira
Palavras-chave: autorregulação da aprendizagem, conceções de alunos e professores, trabalhos para casa

Resumo

Neste artigo abordamos as tarefas de Trabalhos Para Casa (TPC) que desde há décadas integram as práticas educativas e centram a comunidade educativa na reflexão dos seus significados e funções no processo de ensinoaprendizagem. Pretendemos, a partir dos instrumentos construídos, identificar e analisar as conceções de TPC de alunos e professores do 1º ciclo do Ensino Básico e o seu potencial para o desenvolvimento das competências autorregulatórias nos alunos. Os resultados salientam a necessidade de repensar práticas, objetivos, funções e contributos dos TPC para o processo de ensino-aprendizagem. Evidenciam ainda, potencialidades para a promoção dos processos autorregulatórios inerentes às oportunidades para a autonomia, gestão das tarefas, tempo e recursos que a sua realização nos momentos de estudo privado permite.

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