INTERCULTURALIDADE, DIFERENÇA E DIVERSIDADE

políticas educativas no Brasil e na Colômbia

  • Denise Bussoletti
  • Carlos Yáñez:
Palavras-chave: Políticas educativas, Diversidade, Interculturalidade

Resumo

Pretendemos, através deste artigo, enfocar algumas das práticas discursivas que constituem o repertório das políticas públicas em torno da diversidade no Brasil e na Colômbia e suas possíveis repercussões no campo educativo. Como uma primeira aproximação, e no marco das orientações multiculturais, buscamos explorar as representações discursivas de como opera o reconhecimento da diversidade cultural e étnica nos países em questão. Interessa-nos questionar os problemas e os perigos que a possibilidade de afirmação, pela imposição de um conceito de diversidade estigmatizado e gerenciador dos conflitos identitários, possa como processo e no seu conjunto, significar. Buscamos, também, estabelecer as imagens expressas da diversidade cultural e como se in/visibilizam os estereótipos que tendem a representar algumas características dos grupos culturais e, particularmente, os relacionados com o caráter positivo, atribuídos a si mesma, pela elite branco-mestiça em contraste com o negativo que é atribuído aos grupos subalternos. Igualmente ressaltamos como o regime de representações dominante tende a essencializar e naturalizar as identidades culturais. Neste âmbito e no contexto que a interculturalidade na América latina se faz como categoria em construção, concluímos no sentido da afirmação das políticas públicas na educação do Brasil, da Colômbia como um reflexo de práticas discursivas que transitam por entre o elogio da diferença e a neutralização dos aspectos interculturais.

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