CAMINHOS E DESCAMINHOS

a trajetória complexa do aluno com AH/SD e Dislexia na escola

  • Joulilda dos Reis Taucei
  • Tania Stoltz
  • Cleusa Valério Gabardo
Palavras-chave: altas habilidades/superdotação, inteligência, dislexia

Resumo

O estudo realizado, no âmbito das pesquisas em Educação, com ênfase na Educação Especial1, teve como objetivo geral investigar a possibilidade de indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)2 apresentarem concomitantemente Dislexia. Especificamente, investigar e discutir as dinâmicas interativas que se desenvolvem na escola: as prováveis dificuldades enfrentadas e as soluções encontradas por professores que trabalham com o aluno especial. Como metodologia, foi adotada a pesquisa qualitativa e exploratória, com coleta de dados baseada em entrevistas semiestruturadas, enfocando o estudo de um caso (FLICK, 2009). Foram entrevistados o estudante (sujeito do estudo) e as pessoas envolvidas com ele no âmbito familiar e escolar. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas estaduais: uma, na qual o educando estuda, e outra, onde ele recebe atendimento especializado na Sala de Recursos. Foram confirmadas as hipóteses levantadas; contudo, reconhecer um aluno com AH/SD com capacidades cognitivas bem acima da média e, por outro lado, perceber a disparidade referente à perspectiva do insucesso escolar, é uma problemática extremamente controversa, tanto para o estudante com AH/SD e sua família, quanto para professores que trabalham com esse educando. Tal constatação reforça a importância da continuidade e expansão de pesquisas nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos