MAIS ANOS NA ESCOLA, MAIS TEMPO DIÁRIO NA ESCOLA

qualidade no ensino fundamental?

  • Lígia Martha C. da Costa Coelho
  • Claudia de Oliveira Fernandes
Palavras-chave: Ensino fundamental de nove anos, jornada escolar ampliada, qualidade no ensino fundamental

Resumo

No Brasil, o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental tem levado a alternativas de reversão dos fracos índices apresentados e, neste início de século, duas possibilidades têm sido apontadas: o aumento dos anos de escolaridade e a ampliação da jornada escolar. O es tudo analisa essas duas possibilidades, problematizando o significado da expressão qualidade escolar , quando a elas relacionada, pautando se em reflexões acerca do tempo escolar e o ensino
fundamental de nove anos, focalizados em uma perspectiva socio polít ica. Em relação ao tempo, chegamos a um referencial que discute o tempo na escola e a implantação de políticas públicas nesse sentido. Já qualidade é conceito aprofundado em suas múltiplas possibilidades, tomando se como referência a qualidade social. O en sino fundamental de nove anos é abordado a partir de sua implementação pelo MEC. Nas considerações, relacionamos as diversas manifestações de ampliação do tempo de escola/de escol aridade e o que denominamos qualidade social do trabalho pedagógico exercido nas escolas públicas brasileiras.

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