A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS NO BRASIL

a educação como regeneração da nação

  • Maíra Lewtchuk Espindola
  • Jean Carlo de Carvalho Costa
Palavras-chave: Intelectuais, Educação Nacional, Circulação de Ideias

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo analisar a circulação de ideias na primeira república brasileira em relação à educação. Para tal, iremos focar a trajetória de João Pereira de Castro Pinto antes da sua eleição para o governo da Parahyba em 1912. Para compreendermos melhor como abordar o período definido, tomamos como ponto de partida algumas questões que se tornaram pano de fundo da investigação e do problema que a guiou: o estabelecimento da República e a educação nacional. Utilizamo-nos, do ponto de vista metodológico, da hermenêutica histórica, pois entendemos que, na pesquisa histórica, o significado proveniente da análise dos documentos está sempre aberto a revisões, dependendo de variáveis como o contexto em que foi produzido e o lugar do pesquisador. Nossas considerações mostram uma circulação de ideias, a qual passa pelo discurso de diferentes propositores até ser materializada na Parahyba através do discurso e de proposições que mobilizam o trajeto de certos indivíduos.

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