AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos

  • Ana Margarida da Veiga Simão
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison
Palavras-chave: autorregulação da aprendizagem, contextos educativos, avaliação da autorregulação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um quadro compreensivo dos processos envolvidos na autorregulação, bem como das suas funções exercidas na trajetória de ações que vão desde a formulação de uma meta pessoal até à sua obtenção. A identificação das fases cíclicas da autorregulação – desde a formulação da intenção até à autoavaliação dos comportamentos e seus resultados – acentua a dimensão temporal, o papel do contexto ambiental e social em que o indivíduo está inserido, bem como a complexidade dos processos pessoais envolvidos na mudança e sua manutenção a longo prazo. Pretende-se refletir no construto da autorregulação da aprendizagem e a complexidade da sua avaliação, buscando compreender abordagens teóricas e prespetivando desafios para as práticas em contextos educativos.

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Artigos