OS DESAFIOS DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

experiência da Educação Física da UNESP de Rio Claro

  • Samuel de Souza Neto
  • Larissa Benites
Palavras-chave: Educação Física, Profissionalização do Ensino, Estágio curricular supervisionado, Prática de Ensino

Resumo

Este artigo aborda as políticas educativas atuais para a formação docente. Em particular, recupera o conjunto de políticas e debates no campo educacional e suas incidências sobre os programas de formação docente e sobre os estágios em meio escolar. A experiência de Rio Claro, na forma de uma pesquisa, assim como o resultado de estudos e documentos produzidos por pesquisadores desta instituição são apresentados de forma integrada, focalizando a formação e o papel dos estágios supervisionados, dos professores supervisores, professores-colaboradores e das escolas que acolhem os estagiários. Enfim, os limites e possibilidades dos dispositivos de enquadramento de estagiários e parcerias postos em prática por esta instituição são analisados e colocados em perspectiva à luz da literatura sobre este tema.

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