CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE JORNALISMO

  • Jociene Carla Bianchini Ferreira
  • Silvana Malusá
Palavras-chave: Universidades públicas, Docente jornalista, Concepções Pedagógicas

Resumo

Este artigo versa sobre a perspectiva que os docentes-jornalistas, atuantes em cursos de Jornalismo de universidades públicas (federais e estaduais brasileiras), têm sobre as concepções de docência universitária, prática profissional e saberes docentes. A pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo contemplou tanto questões fechadas, por meio de assertivas que deveriam ser valoradas a partir da escala Likert, como perguntas abertas, que foram articuladas a partir da análise de conteúdo. No momento da pesquisa, 49 universidades públicas foram levantadas por ofertarem o curso de Jornalismo, estimou-se um total de 595 sujeitos, sendo que apenas 184 (30,9%) foram os respondentes entre os meses de abril e maio de 2013. Como resultado, perfilou-se o grupo de professores respondentes, além de mostrar uma concepção de docência de tendências humanista e cognitivista, porém arraigada ainda a velhas tendências. Evidenciou-se a preocupação dos docentes-jornalistas em melhorar a sua prática em sala de aula.

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