PRODUÇÕES DISCURSIVAS DE SUBJETIVIDADES

as pessoas com surdez entre piedade e reabilitação

  • Daniela Medereiros
  • Maria Simone Vione Schwengber
Palavras-chave: Artefatos culturais, Discurso, Subjetivação, Surdos

Resumo

Neste artigo, analisamos alguns artefatos culturais (panfletos de livre circulação social) com enunciados sobre a surdez e a língua de sinais e perguntamos: como esses artefatos culturais discursivos produzem subjetividades? Em nosso entendimento, a linguagem, as narrativas, os textos e os discursos não apenas descrevem ou falam sobre as coisas, mas, ao fazerem isso, instituem e produzem subjetividades. O argumento aqui desenvolvido é de que os panfletos ensinam determinados modos de existência, em nosso caso, das pessoas com surdez, e diferentes formas de se conduzir. A partir de uma análise discursiva, podemos dizer que os panfletos analisados põem em relevo uma produção de subjetividades relacionadas às pessoas com surdez, desde pessoas constituídas pelo princípio da compaixão, piedade, vitimização, até a reabilitação e, por sua vez, eliminação da surdez.

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