POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA

a vez e a voz das crianças e de suas professoras

  • Marta Regina Paulo da Silva
Palavras-chave: Educação infantil, Saberes docentes, Práticas dialógicas, Formação docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo compartilhar o trabalho realizado com crianças de 0 a 3 anos de idade, em três creches do município de São Bernardo do Campo/SP, sendo este vinculado ao subprojeto PIBID “Brincadeiras de agora, brincadeiras de outrora: as crianças e a produção das culturas infantis”. Fundamentado em Paulo Freire, em interlocução com outros estudos e pesquisas na área da infância, são apresentados aqui os saberes docentes construídos ao longo de um processo formativo dialógico, que tem como premissa a reflexão sobre a prática educativa e, como desafios, o olhar e a escuta sensível para as crianças e suas leituras de mundo. Tal processo tem possibilitado, ao coletivo de educadores(as) e estudantes de pedagogia, conhecer um pouco mais, não só sobre o modo como meninos e meninas leem o mundo, mas como o comunicam, o que tem exigido alfabetizar-se nas múltiplas linguagens infantis visando à aprender com as crianças, ao mesmo tempo em que as ensinam, tendo por perspectiva a construção de uma educação emancipadora.

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Artigos