FATORES RELACIONADOS À EVASÃO EM EAD

validação de uma escala

  • Elienay Eiko Rodrigues Umekawa
  • Thaís Zerbini
Palavras-chave: Educação a distância, Evasão, Avaliação

Resumo

A evasão acadêmica é tida como séria ameaça à Educação a Distância. Este artigo objetiva contribuir com o campo educacional ao validar, estatisticamente, a ferramenta Fatores Relacionados à Evasão e à Persistência em EAD. Os cursos-alvo dessa validação foram ofertados por instituições de ensino superior do interior paulista. Realizou-se a coleta de dados, ao final dos cursos, por meio de questionário digitalizado que aferiu fatores dificultadores e favorecedores da permanência discente em cursos EAD. Foram efetuadas análises estatísticas de Componentes Principais (PC), Fatoriais (PAF) e de consistência interna. Após validação estatística, a escala apresentou quatro fatores: Suporte tecnológico e de tutoria, 18 itens (α=0,93); Características exógenas ao curso, 11 itens (α=0,84); Características do aluno, 8 itens (α=0,86);Desenho do curso, 4 itens (α=0,75). Os resultados indicam que a escala, para a amostra participante da pesquisa, é estatisticamente válida e confiável.

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