SUPERVISORES DO PIBID

contribuições para a formação de futuros professores de matemática

  • Enderson Lopes Guimarães
  • Emerson Rolkouski
Palavras-chave: Políticas públicas, Formação de professores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as percepções de supervisores do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID sobre suas contribuições para a formação de futuros professores de Matemática. Para cumprir com tal objetivo foram constituídos dados advindos de respostas a 55 questionários respondidos por professores supervisores de diversas regiões do Brasil e 5 entrevistas. Os dados assim constituídos foram submetidos à Análise Textual Discursiva emergindo quatro categorias: Supervisor como modelo, Supervisor como apresentador da realidade escolar, Supervisor como orientador de atividades escolares, Supervisor como participante e orientador de atividades acadêmicas. Espera-se que os resultados aqui alcançados contribuam para a formulação de novas políticas públicas de formação de professores, bem como o constante aprimoramento das já existentes.

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