PROTAGONISMO DAS MULHERES NA LUTA PELA TERRA NO ASSENTAMENTO PADRE EZEQUIEL RAMIN

  • Aureni de Almeida Miranda
  • Catiane Cinelli
Palavras-chave: Educação, Lutas, Mulheres

Resumo

O presente artigo, resultado de pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Rondônia (2019), reflete sobre as experiências vividas no processo educativo das mulheres na luta pela terra no Assentamento Padre Ezequiel Ramin. A pesquisa iniciou-se com a problemática em torno das trajetórias de luta pela terra expressas nos processos de educação do Assentamento Padre Ezequiel Ramin, no município de Mirante da Serra, Rondônia. Orientou-se pelo objetivo geral de analisar o protagonismo das mulheres para a constituição do assentamento. Como objetivo específico, buscou-se: identificar os processos formativos realizados na história de organização do assentamento; descrever os fatores sociais que contribuíram com a luta das mulheres; e compreender os limites no processo de luta na caminhada das mulheres. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, por meio das técnicas de observação participante nos encontros de mulheres do movimento e entrevistas semiestruturadas com oito (8) mulheres, realizadas durante visitas a suas casas. A pesquisa constatou que, com a luta, a vida das mulheres melhorou, tanto em conhecimento, quanto em autonomia. Percebeu-se que é uma comunidade pedagógica que ensina as práticas educativas, transforma o convívio privado de doméstica em outras atividades que as tornam mais potentes nos conhecimentos sociais. Apontou-se desafios como vencer o medo e avançar em direção a relações de gênero igualitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Romeu Danilo. Pesquisa participante: o saber da partilha.São Paulo:Ideias eLetras, 2006.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do movimento sem terra. São Paulo: Expressão Popular,2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia.2.Ed.SãoPaulo:PazeTerra,1997.
GONZÁLEZ, Ana Isabel Álvarez. As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo:Ed. WMF; MartinsFonte,2013.
LOPES, Adriana L, BUTTO Z, Andrea. Mulheres na reforma agrária: a experiência recente no Brasil. Brasília: MDA, 2010.
MORISSAWA, Mitsue. A história da luta pela terra e o MST. São Paulo: Expressão Popular, 2001.
MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Construindo o Caminho. SãoPaulo: Secretaria Nacional do MST, 2001.
MURARO, Marie Rose. A mulher no terceiro milênio. 4. ed. Rio de Janeiro: Rosa dosTempos,1995.
PERON, Lucélia. DAMBROS, Marlei. FONSECA, Elias, G, L da. A Contribuição da Universidade para o Fortalecimento das Mulheres Agicultoras. In.: BONI, Valdete; PERON, Lucélia; MARQUES, Siomara Aparecida; MOHR, Naira Estela Roesler; BASTIANI, Tania Mara de(org.). Mulheres camponesas e agroecologia. Curitiba: Ed. CRV, 2017.
SAFFIOTI, Heleieth. A Mulher na Sociedade de Classes. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999.
Publicado
2022-09-15
Seção
Artigos