EDUCAÇÃO, LUTAS, DESAFIOS E VIVÊNCIAS

REFLEXOS DE UMA SOCIEDADE ENRAIZADA PELO PATRIARCADO

  • Antonia Nilene Portela de Sousa
Palavras-chave: Equidade de gênero, Patriarcado, Tianguá, Mulher na sociedade

Resumo

Este artigo tem como base estudos do feminismo para compreender a situação da mulher na sociedade contemporânea. Utilizando figuras emblemáticas do município de Tianguá (CE) a pesquisa destaca mulheres que de alguma forma interfeririam no processo de dominação do patriarcado em sua comunidade, rompendo barreiras, desconstruindo estereótipos. Para fortalecer esse estudo, trabalhamos alguns conceitos e ideias de Biroli[1], Ferguson e MCnally[2], Tiburi[3], Del Re[4]. A partir dessas leituras, foi possível estabelecer conexões do passado com o presente e visualizar como comportamentos sociais das décadas de 40 à 80 ainda são presentes nos dias atuais. A nossa discussão reforça a tese de que o machismo é estrutural, perigoso e se alastra ao longo dos séculos nas diferentes civilizações. Essa postura de dominação exercida por homens, se materializa diariamente nos diferentes espaços. Por mais que os movimentos feministas tenham entrado em evidência nas últimas décadas, às lutas por igualdade de gênero são constantes, um trabalho árduo exercido do Ocidente ao Oriente. Salientamos que, esses comportamentos ditados pelas sociedades se construíram sob o prisma do patriarcado, levando a crer que o homem é um ser dotado de qualidades das quais a mulher não possui, é a inferiorizarão do gênero feminino. O que para muitos pode parecer extremismo, mas o que acontece de fato é uma luta contínua pela sobrevivência e o direito de ser o que quiser. Nesse estudo, prezamos pelo uso de uma metodologia bibliográfica para identificar o quanto a sociedade contemporânea tem se mostrado retrógrada e machista, isso são posturas arcaicas ainda exercidas no século XXI, resquícios de uma cultura desigual, que coloca o homem em posição de superioridade, deixando a mulher no plano de fundo, limitadas aos lares, a criação dos filhos, cuidados com a casa, longe da visibilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIROLI, Flávia. Gênero e Desigualdades, limites da democracia no Brasil [recurso eletrônico]: 1ª ed. Boitempo. Ferguson e McNally (2017, p.28). São Paulo. 2018.
COSTA, Albertina de Oliveira. In BIROLI, Flávia. Gênero e Desigualdades, limites da democracia no Brasil [recurso eletrônico]: 1ª ed. Boitempo. São Paulo. 2018.
CRUZ, Maria Izabel da. A mulher na Igreja e na Política. 1ª ed. Editora: Outras Expressões. São Paulo. 2013.
DEL RE, Alise. D. Práticas políticas e binômios teóricos no feminismo contemporâneos. Ed. SOS Corpos. Recife. 1993.
FERGUSON Susan e MCNALLY, David. Capital, força de trabalho e relações de gênero. Revista outubro, n. 29, novembro de 2017. http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2017/11/02_McNally-e-Ferguson_2017.pdf. Acesso em 16 ag. 2021.
GARCIA, Regina Leite (Org). Método, métodos, contramétodo. São Paulo. Cortez. 2003.
GUIMARÃES, Maria de Fátima. Trajetória dos feminismos: introdução a abordagem de gênero. In CASTILO-MARTIN, Márcia; OLIVEIRA, Suely de. (Org. MARCADAS A FERRO: violência contra a mulher, uma visão multidisciplinar. Secretaria de políticas públicas para as mulheres (Brasil). Brasília. 2005.
MIGUEL, Luis Felipe. O Feminismo e a política: in MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia. Feminismo e Política [recurso eletrônico]: uma introdução. 1ª ed. Boitempo. São Paulo. 2014.
PINTO, Céli Regina Jardim. In BIROLI, Flávia. Gênero e Desigualdades, limites da democracia no Brasil [recurso eletrônico]: 1ª ed. Boitempo. São Paulo. 2018.
TIBURI, Marcia. O Que É Feminismo? Empório Do Direito. 2015. Disponível em:
https://revistacult.uol.com.br/home/o-que-e-feminismo/Acesso em: 20 out. 2021.

TIBURI, Marcia. Hierarquia de opressão: Sobre o lugar da luta. Revista Cult, São Paulo, 22 mar. 2017. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/hiearquia-de-opressão-sobre-o-lugar-da-luta/. Acesso em:10 set. 2021.
Publicado
2022-09-15
Seção
Artigos