DESCOLONIZAR O SABER DESDE UMA PEDAGOGIA FEMINISTA DECOLONIAL

  • Luciana Alves Dombkowitsch
  • Marcia Alves da Silva
Palavras-chave: Decolonial, Pedagogia, Feminismo

Resumo

Grada Kilomba diz que o colonialismo é uma ferida que nunca foi tratada. Uma ferida que dói sempre, por vezes infecta, e outras vezes sangra. Esse texto tem como ponto de partida pensar como a educação na América Latina se forja, fundada em uma episteme hegemonicamente eurocêntrica do saber tida como universal. Se propõe a problematizar a educação formal/informal, constituída a partir de um sistema mundo moderno colonial, segundo o qual, as relações de colonialidade são fundantes da modernidade. Essa proposta busca pensar a descolonização do saber como uma forma de resistência e insurgência em face das condições impostas pela colonialidade do poder. Como forma de resistência, busca alternativas em uma pedagogia feminista decolonial. Tal proposta se justifica, pela urgência de uma pedagogia feminista decolonial que transforme o modelo tradicional de educação, rompendo com a lógica universal do conhecimento moderno/colonial que articula as mais diversas formas de opressão, dentre elas, as de classe, raça e gênero. A pesquisa propõe então, um diálogo entre as teorias feministas decolonial e as teorias fundantes da interseccionalidade, tendo por base os diversos marcadores sociais da diferença. Esse estudo propõe através desta metodologia, buscar romper com esse conhecimento eurocentrado que se tornou hegemônico, e eliminar o sistema que alimenta diversas opressões, especialmente nos povos do Sul global, a partir de uma episteme que retroalimenta a colonialidade do poder e, consequentemente, a colonialidade de gênero. Contra a colonialidade do saber é urgente uma estratégia de decolonialidade da educação, como a única forma de romper-se com o monismo científico. A partir de uma epistemologia do sul global será possível romper com a geopolítica que impõe o eurocentrismo como a única e dominante ideologia, episteme, epistemologia e metodologia do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Coord. Djamila Ribeiro. Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2018.
CASTRO, Edna; PINTO, Renan Freitas (orgs.) Decolonialidade e sociologia na América Latina. Belém: NAEA: UFPA, 2018.
CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes; SILVA, Severino Bezerra da. Educação popular e sua renovação crítica: um diálogo com as Epistemologias do Sul. Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 47, p. 200-220, jan./mar. 2018.
HENNING, Carlos Eduardo. Interseccionalidade e pensamento feminista: as contribuições históricas e os debates contemporâneos acerca do entrelaçamento de marcadores sociais da diferença. Dossiê - Desigualdades e Interseccionalidades. Mediações, Londrina, v. 20, n. 2, p. 97-128, jul./dez. 2015.
LUGONES, María. Colonialidade e gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p.59-93.
OCAÑA, Alexander Ortiz, LÓPEZ, María Isabel Arias, CONEDO, Zaira Esther Pedrozo (orgs.). Decolonialidad de la educación: emergência/urgencia de una pedagogía decolonial. Santa Marta: Universidad del Magdalena, 2018.
PEIXOTO, Rodrigo; FIGUEIREDO, Kércia. Colonialidade do poder: conceito e situações e decolonialidade no contexto atual. In: CASTRO, Edna; PINTO, Renan (orgs.). Decolonialidade e sociologia na América Latina. Belém: NAEA: UFPA, 2018.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005a. p.117-142.
QUIJANO, Aníbal. Dossiê América Latina. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, v.19, n.55, 2005b. p. 09-31.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Construindo as Epistemologias do Sul: Antologia Esencial. Volume I: Para um pensamento alternativo de alternativas / compilado por Maria Paula Meneses... [et al.]. 1a ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018a.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas. 1ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018b.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; Meneses, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 23-72.
SILVA, Márcia Alves da. Construindo uma epistemologia feminista descolonial em Abya Yala: narrativas de mulheres camponesas do MST. In: SILVA, Márcia Alves da; ROSA, Graziela Rinaldi da (orgs.). Pedagogias populares e epistemologias feministas latino-americanas. Curitiba: Brazil Publishing, 2019. p. 191-210.
VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Editora Ubu, 2020.
WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito: Ediciones Abya Yala, 2013.
WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Quito: Ediciones Abya Yala, 2017.
Publicado
2022-09-15
Seção
Artigos