Maria é Conceição

decolonizando a educação patrimonial na escola

  • Lúcio Geller Junior
Palavras-chave: Patrimônio, Educação patrimonial, Identidade, Decolonialidade

Resumo

Este artigo explora a ação educativa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Luzia, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, desenvolvida na disciplina de Estágio de Docência em História – Educação Patrimonial, do Curso de História da UFRGS em 2018. A ação teve como objetivo observar e discutir as mudanças e permanências no espaço-tempo da Vila Maria da Conceição e as noções de documento/monumento e de fontes para a História, que possibilitam construir narrativas sobre o passado. O referencial da proposta provém dos(as) autores(as) da escola de pensamento latino-americana dos “estudos decoloniais”. Através da decolonialidade busca-se perceber como os valores e processos que basearam a construção das práticas e narrativas da ação podem configurar uma desconstrução epistêmica.

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Publicado
2022-09-13
Como Citar
Geller Junior, L. (2022). Maria é Conceição: decolonizando a educação patrimonial na escola. Revista Discente Ofícios De Clio, 4(6), 68. Recuperado de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/article/view/1867
Seção
Dossiê Educação