https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/acessibilidade/issue/feedRevista de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior2022-09-14T18:05:45-03:00Open Journal Systems<p>A<strong> Revista Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior</strong>, criada em 2018, é uma publicação eletrônica semestral do <strong>Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)</strong> da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A publicação busca promover a socialização de conhecimentos teóricos e práticos multidisciplinares, produzidos em nível local, nacional e internacional, nas áreas de acessibilidade e inclusão. Com a ampliação de políticas públicas no cenário do ensino superior do país, tais como REUNI, SISU e Lei de Cotas, a Universidade vem construindo possibilidades que garantam respeito às diferenças, ao acesso e, sobretudo, a uma permanência de qualidade aos(às) estudantes. O acesso e a inclusão no ambiente universitário demandam, além de condições físicas adequadas, toda uma rede de apoio, construída coletivamente, para promover crescimento biopsicossocial e cognitivo, baseado no convívio com as diferenças. Dessa forma, a <strong>RevAIES</strong> visa a dialogar, com interlocutores(as) provenientes de diferentes áreas do conhecimento – social, educação, saúde e assistência -, acerca <strong>da acessibilidade, da permanência e do acompanhamento dos(as) estudantes com deficiências, altas habilidades e transtorno do espectro autista, que frequentam as instituições de ensino superior</strong>, de modo a contribuir para uma prática que lhes permita uma formação qualificada.</p>https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/acessibilidade/article/view/1951Editorial2022-09-14T18:05:39-03:00Magda Floriana Damianino-replay@ufpel.edu.brNádia dos Santos Gonçalves Portono-replay@ufpel.edu.br<p>Editorial do v. 1, n. 1, 2021.</p>2022-09-14T17:40:37-03:00Copyright (c) 2021 Revista de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superiorhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/acessibilidade/article/view/1953Da educação básica ao ensino superior2022-09-14T18:05:40-03:00Cassiano Caon Amorimno-replay@ufpel.edu.brKatiuscia C. Vargas Antunesno-replay@ufpel.edu.brMylene Cristina Santiagomylenesantiago87@gmail.com<p>Considerando o contexto atual da realidade brasileira, nossa proposta é analisar o processo de implementação do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, considerando que o discurso político de educação, em alguns casos, se distancia do caráter precário das condições para efetivar suas intenções. No que tange à Educação Superior, buscamos refletir sobre como têm sido os desafios diante do processo de inclusão, que envolvem permanência com qualidade na participação e aprendizagem acadêmica. Assim, a partir desses dois eixos, a fim de procedermos a uma análise documental, que nos permita compreender o processo de inclusão na Educação Básica até a chegada do público-alvo da educação especial no Ensino Superior, tomamos a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Lei 13.409, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino, como objeto de discussão e análise. Nossos resultados e nossas considerações indicam que o processo de inclusão de pessoas com deficiência na Educação Básica, trouxe avanços desde sua implementação; quanto ao Ensino Superior, ficou evidenciado que o principal desafio é garantir condições de permanência com qualidade de participação e aprendizagem acadêmica para todos, o que implica desenvolver o serviço de atendimento educacional especializado (AEE), contínuo debate e ações formativas para docentes e servidores técnicos administrativos.</p>2022-09-14T17:53:52-03:00Copyright (c) 2021 Revista de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superiorhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/acessibilidade/article/view/1955Reflexões sobre cotas, seleção e permanência de estudantes com deficiência2022-09-14T18:05:42-03:00Fernanda Lanzarini da Cunhafernanda.lanzarini@ufrgs.br<div>Neste relato de experiência reflete-se sobre a interrelação entre reserva de vagas, processo seletivo e permanência de estudantes com deficiência no ensino superior. Para isso, tomou-se como ponto de partida a vivência de trabalho na área da acessibilidade e inclusão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disso, resultaram uma explanação e uma análise sobre a elegibilidade da deficiência, o atendimento especial no processo seletivo e as condições de acessibilidade para a permanência no ensino superior.</div>2022-09-14T18:04:36-03:00Copyright (c) 2021 Revista de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superiorhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/acessibilidade/article/view/1954Um Breve histórico sobre a seção de tradutores e intérpretes de libras da Universidade Federal de Pelotas2022-09-14T18:05:43-03:00Daiana San Martins Goulartdaianasmgoulart@gmail.comJuliana Sanches dos Santosilsjujusanches@yahoo.com.brNádia dos Santos Gonçalves Portonadia.porto.ufpel@gmail.com<p>Este artigo apresenta o percurso histórico da Seção de Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais Libras da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL: trajetória de lutas, desafios e conquistas em torno da consolidação desse setor e do profissional Tradutor Intérprete de Língua de Sinais (TILS) dentro da Universidade. Para isso, realizamos um relato a partir das experiências por nós vivenciadas, buscando resgatar os principais acontecimentos que fomentaram a consolidação dessa profissão, nesse espaço, por meio de uma proposta inclusiva. Constatamos que essa Seção emergiu em meio às reivindicações da comunidade surda acadêmica na busca por espaço, reconhecimento e qualificação dos TILS.</p>2022-09-14T18:05:16-03:00Copyright (c) 2021 Revista de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior