Tendências de Buscas no Google por Temas de Políticas Públicas e Eleições no Brasil (2004-2013)

Conteúdo do artigo principal

Thiago Perez Bernardes de Moraes
Romer Mottinha Santos

Resumo

Neste trabalho utilizamos a ferramenta Google Trendspara aferir a possível relação entre os assuntos ligados às políticas públicas e os períodos eleitorais. Para tanto traçamos duas frequências, uma ligada a termos políticos eleitorais (o qual os picos de interesse coincidem com os períodos eleitorais) e outra com termos ligados a cinco áreas das políticas públicas, “saúde”, “educação”, “transporte”, “economia” e “segurança”. Nossos resultados mostram que não há correlação entre o interesse por eleições e por temas ligados a políticas públicas. Em alguma medida esse resultado é condizente com a teoria da escolha racional, nesse cenário para economizar recursos (tempo) o eleitor se informa de maneira “econômica”. O resultado é também convergente à teoria psicológica do comportamento eleitoral, que prevê que as ações e preferências políticas guardam relação com a socialização, nesse caso a apatia e ou falta de interesse em relação aos temas de políticas públicas pode ter razões culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Perez Bernardes de Moraes, T., & Mottinha Santos, R. (2021). Tendências de Buscas no Google por Temas de Políticas Públicas e Eleições no Brasil (2004-2013). Revista Sul-Americana De Ciência Política, 4(1), 123-142. Recuperado de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/Sul/article/view/204
Seção
Artigos

Referências

ANDUIZA, Eva; CANTIJOCH, Marta; CRISTANCHO, Camilo. Los ciudadanos y el uso de
Internet en la campaña electoral. In: MONTERO, Jose R.; LAGO, Ignacio (Eds.). Las elecciones
generales 2008. Madrid: Centro de Investigaciones Sociologicas, 2010. p. 123-142.
BANKES, Steven; LEMPERT, Robert; POPPER, Steven. Making Computational Social Science
Effective Epistemology, Methodology, and Technology. Social Science Computer Review, Oxford,
v. 20, n. 4, abr. 2002, p. 377-388.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de Pesquisa:
propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 2012.
BRAGA, Sérgio Soares; FRANÇA, Andressa Silvério Terra; NICOLÁS, María Alejandra. Os
partidos políticos brasileiros e a internet. Uma avaliação dos websites dos partidos políticos do
Brasil. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 17, n. 34, jul. 2009, p. 183-208.
BRETERNITZ, Vivaldo José; SILVA, Leandro Augusto; LOPES, Fabio Silva. O uso de Big Data
em Computacional social Science: tema que a sociedade precisa discutir. Reverte-Revista de
Estudos e Reflexões Tecnológicas da Faculdade de Indaiatuba, Indaiatuba, n. 11, 2013, p. 1-13.
Revista Sul-Americana de Ciência Política, v. 4, n. 1, 123-142.
140
CENDÓN, Beatriz Valadares. Ferramentas de busca na Web. Ciência da Informação, Brasília, v.
30, n. 1, jan. 2001, p. 39-49.
CHOI, Hyunyoung; VARIAN, Hal. Predicting the present with google trends. Economic Record,
Wiley, v. 88, n. 1, apr. 2012, p. 2-9.
CIOFFI‐REVILLA, Claudio. Computational social science. Wiley Interdisciplinary Reviews -
Computational Statistics, Wiley, v. 2, n. 3, 2010, p. 259-271.
CONTE, Rosaria et al. Manifesto of computational social science. The European Physical Journal
Special Topics, Sprinker, v. 214, n. 1, jun. 2012, p. 325-346.
DAHL, Robert A. Um prefácio à teoria democrática. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1996.
DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. São Paulo: Edusp, 1999.
EASTON, David. Uma teoria da análise política. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
EFFING, Robin; VAN HILLEGERSBERG, Jos; HUIBERS, Theo. Social media and political
participation: are facebook, twitter and YouTube democratizing our political systems? In:
TAMBOURIS, Efthimios; MACINTOSH, Ann; BRUIJN, Hans de (Eds.). Electronic Participation.
Delft: IFIP, 2011. p. 25-35.
GOEL, Sharad et al. Predicting consumer behavior with Web search. Proceedings of the National
Academy of Sciences, Sprinker, v. 107, n. 41, jun. 2010, p. 17486-17490.
GRÖNLUND, Kimmo. Knowing and not knowing: The internet and political information.
Scandinavian Political Studies, Blackwell, v. 30, n. 3, 2007, p. 397-418.
GRUSZCZYNSKI, Michael W. Emotion and Public Attention to Political Issues. Ph.D.
Dissertation – Political Science, 164 p. University of Nebraska, 2013.
JONES, Mark P. et al. Amateur Legislators-Professional Politicians: The Consequences of Party-
Centered Electoral Rules in a Federal System. American Journal of Political Science, Washington,
v. 46, n. 3, jul. 2002, p. 656-669.
MELO, Fernando P. de; MARQUES, Rafael F.; CUNHA, Sara. Buscadores da internet e sua
importância na economia de das empresas. Revista Computação Apliacada, Passo Fundo, v. 2, n. 1,
ago. 2013. p. 15-21. Disponível em
. Acesso em: 02 jan.
2014.
MORAES, Thiago Perez Bernardes de; SANTOS, Romer Mottinha. Os Protestos no Brasil. Um
estudo sobre as pesquisas na web, e o caso da Primavera Brasileira. Revista Internacional de
Investigación en Ciencias Sociales, Montevidéo, v. 9, n. 2, dez. 2013, p. 193-206. Disponível em
. Acesso em: 02 jan. 2014.
PREIS, Tobias et al. Quantifying the digital traces of hurricane sandy on flickr. Scientific reports,
Boston, v. 3, n. 1, nov. 2013, p. 1-13.
PRZEWORSKI, Adam; STOKES, Susan C.; MANIN, Bernard (Eds.). Democracy, accountability,
and representation. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
VEIGA, Luciana F. Comportamento e valores políticos de eleitores. Revista Compolitica, Rio de
Janeiro, v. 1, n. 1, mar.-abr. 2011, p. 91-118.
VEIGA, Luciana F.; GONDIM, Sônia Maria Guedes. A utilização de métodos qualitativos na
Ciência Política. Opinião Pública, Campinas, v. 7, n. 1, 2001, p. 1-15.