https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/ReAT/issue/feedRevista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT2024-10-29T15:08:34-03:00ELVIS SILVEIRA MARTINSreat@ufpel.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Eletrônica de Administração e Turismo</strong> (ReAT) é uma publicação semestral, da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas, de artigos e casos de ensino desde que enquadrados nas seguintes áreas de conhecimento: produção, marketing, estudos organizacionais, recursos humanos, finanças, estratégia, turismo, tecnologia da informação, gestão ambiental, empreendedorismo, agronegócios, inovação, administração pública e terceiro setor.</p>https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/ReAT/article/view/7424EDITORIAL2024-10-29T15:08:19-03:00Elvis Silveira-Martinselvis.professor@gmail.comVilmar Tondolovtondolo@gmail.comMaurício Ragagnin Pimentelmauricioragagnin@gmail.com<p>Editorial</p>2024-10-29T15:03:31-03:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/ReAT/article/view/7369IMPACTOS DAS REMOÇÕES POR MOTIVO DE SAÚDE NO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL DO IFPA:2024-10-29T15:08:20-03:00Keila Vargassiass.progep@ifpa.edu.brAlexandre Rabêlo Netoalexandrenaka@hotmail.com<p><strong>Objetivos do estudo:</strong> O estudo analisou o fenômeno das remoções por motivo de saúde em relação ao planejamento organizacional do Instituto Federal do Pará.</p> <p><strong>Metodologia/abordagem:</strong> Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, descritiva, documental e analítica. Utilizou-se uma análise temática, refletindo a realidade levantada a partir da triangulação entre os dados primários e secundários e as contribuições evidenciadas na literatura.</p> <p><strong>Principais resultados</strong>: Notou-se uma carência de mecanismos eficazes para a reposição rápida de servidores e uma redução de desempenho dos servidores remanescentes, o que compromete as metas institucionais e a qualidade dos serviços, gerando adoecimento e, consequentemente, novas remoções por saúde.</p> <p><strong>Contribuições acadêmicas:</strong> A complexidade das organizações em ambientes governamentais e sua importância para a sociedade vislumbram novas abordagens e teorias objetivando modificar a forma de gestão. Compreender o fenômeno poderá contribuir para a aplicação de boas práticas organizacionais, além de direcionar possibilidades para avanços teóricos no campo da Gestão Pública.</p> <p><strong>Contribuições práticas</strong>: Os desafios enfrentados na gestão de pessoal revelam uma necessidade urgente de políticas adaptáveis e eficientes para a movimentação de servidores, mediante uma gestão estratégica da força de trabalho na Administração Pública.</p>2024-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/ReAT/article/view/6954ESPECIFICIDADES DAS RESPOSTAS DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS TURÍSTICAS EM CONTEXTO DE CRISE2024-10-29T15:08:22-03:00Ananda Aparecida Rossi Bastosanandabastos@usp.brPaulo Henrique Assis Feitosapfeitosa@usp.br<p>Objetivos do estudo: Este artigo objetiva avaliar se há diferenças nas respostas de micro, pequenas e médias empresas, MPMEs a choques externos no setor de turismo em comparação com as MPMEs dos demais setores econômicos.</p> <p>Metodologia/abordagem: O método quase experimental é adotado usando um conjunto de dados exclusivo que investigou os impactos da COVID-19 em 6.138 MPMEs sediadas no Brasil. Para minimizar possíveis vieses o Propensity Score Matching, PSM, foi utilizado para realizar pareamento entre as MPMEs do grupo de tratamento, empresas do ramo de turismo, e o grupo controle constituído pelas MPMEs dos demais setores.</p> <p>Principais resultados: os resultados obtidos indicaram a existência de diferenças importantes entre os grupos de tratamento e controle. No entanto, a análise das médias não revelou significância estatística nas diferenças entre os grupos após o pareamento, o que sugere que as diferenças observadas podem ter ocorrido por acaso ou por outras variáveis não controladas pelo estudo.</p> <p>Contribuições acadêmicas: Estudos empíricos para testar a validar as teorias e conceitos já desenvolvidos são necessários e escassos no nível de empresas.</p> <p>Contribuições práticas: A pesquisa contribui para o desenvolvimento, formulação e avaliação de políticas e estratégias específicas para o setor do turismo, com o objetivo de preservar a oferta turística e a geração de empregos e renda local.</p>2024-08-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/ReAT/article/view/6978A ANÁLISE DOCUMENTAL DE ATAS DA INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA REGIONAL DO TURISMO DA BAIXADA VERDE/ RJ2024-10-29T15:08:24-03:00Fausi Kalaoumfausikalaoum@gmail.comLuiz Gonzaga Godoi Trigotrigo@usp.br<p>Instâncias de Governança Regional são grupos compostos por agentes interessados em desenvolver o turismo de maneira, como o nome sugere, regionalmente e que são orientadas pelo Governo Federal diante da estratégia de regionalização que substituiu, há cerca de duas décadas, a de municipalização. Dado este contexto, este trabalho teve como objetivo trazer os resultados das análises de documentos produzidos pela IGR Baixada Verde (IGRBV), no Rio de Janeiro, ao longo dos seus anos de existência. Enquanto método, utilizou-se a Etnografia Institucional que foca na atuação de cada sujeito que compõe uma instituição. Enquanto técnica, além da revisão bibliográfica, a já mencionada análise documental de atas de reuniões ordinárias e extraordinárias que foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo (AC). Enquanto resultados, pode-se mencionar ao menos três: 1- a dificuldade da IGRBV em se formalizar, dada a ação contraproducente do próprio Ministério do Turismo que não garante uma dotação orçamentária para as regiões turísticas; 2- A importância de debater sobre transparência na escala regional; e 3- a necessidade de incluir grupos políticos e universitários nestas arenas de debate e tomada de decisão. A contribuição acadêmica deste trabalho versa, portanto, na necessidade de refletir criticamente a atualização das estratégias federais para o desenvolvimento do turismo. A partir destas reflexões, é possível desenvolver novas práticas de planejamento e compreensão da governança e das respectivas regiões turísticas brasileiras. Importante mencionar que este resultado é parte de uma pesquisa maior que resultou em uma tese de doutorado.</p>2024-10-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/ReAT/article/view/7418CONTRIBUIÇÃO DA REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA NA PERFORMANCE DO VALUATION2024-10-29T15:08:26-03:00Gabriela Oliveira Silvaoliveiragabriela4321@gmail.comHanderson Leonidas Saleshlsales@ica.ufmg.brAndré Luiz Mendes Athaydeandreluizathayde@outlook.com<p><strong>Objetivo</strong>: O ramo de papel e celulose brasileiro tem crescido e se tornado referência mundial em tecnologia e inovação. Dentro desse ramo, encontra-se a empresa Suzano S.A., que, em 2019, passou por uma reorganização societária, aumentando sua participação no mercado de papel e celulose pela incorporação da empresa Fibria, destaque na produção de eucalipto, tornando-se a maior produtora de celulose do mundo. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a contribuição da reorganização societária da Suzano S.A. na performance de seu <em>valuation</em>. <strong>Metodologia</strong>: Para tal, adotou-se o método de fluxo de caixa descontado para comparação de seu <em>valuation</em> posterior à reorganização societária com o seu valor <em>ex ante</em>. <strong>Principais resultados</strong>: Dentre outros achados, verificou-se que o <em>valuation </em>da Suzano S.A. apresentou ascensão de 7,18 vezes quanto ao período pré organização societária, representando aumento de 41% nas receitas dada a elevação das vendas. Os valores da avaliação relativa da Suzano S.A. comparados anterior e posteriormente à reorganização societária apontam que a tomada de decisão pela incorporação foi assertiva. <strong>Contribuições acadêmicas e práticas</strong>: Por mais que o cálculo do <em>valuation</em> seja subjetivo, por considerar projeções do ambiente externo, a avaliação acusa ganhos proporcionados pela tomada de decisão. Sendo assim, esse método colabora para compreender os ganhos ou perdas existentes em um ambiente de risco e incertezas.</p>2024-10-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAThttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/ReAT/article/view/7344CULTURA ORGANIZACIONAL E MODELOS DE GESTÃO: 2024-10-29T15:08:32-03:00Renata Albuquerque de Carvalhorenata.carvalho@ufersa.edu.brNAPIE SILVApie@ufersa.edu.br<p>Objetivos do Estudo: Analisar os modelos burocrático e gerencial, à luz da cultura organizacional, das práticas administrativas de uma universidade pública em relação ao cumprimento de normas e o foco no cidadão. Metodologia: Os dados que compõem o corpus deste trabalho são de natureza qualitativa e foram obtidos por meio de entrevistas individuais, semiestruturadas. Foram realizadas 7(sete) entrevistas em profundidade, nas quais os sujeitos eram arguidos por meio de perguntas compatíveis com as características dos diferentes modelos de gestão. Principais Resultados: A partir da análise dos dados coletados, destaca-se o apego à burocracia como forma de proteção utilizada pelos servidores. Contribuições Acadêmicas: Se propõe realizar a pesquisa com um número maior de participantes, em diferentes postos da hierarquia de trabalho. Contribuições Práticas: Dentro do propósito de identificar a percepção dos servidores que atendem ao público em relação às características de suas práticas, e notar se estão mais próximas do cumprimento de normas, impessoalidade e hierarquia ou do foco nas necessidades dos cidadãos.</p>2024-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT