A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
PRÁTICAS E RESISTÊNCIAS NO SETOR PÚBLICO
Resumo
O estudo investiga a implementação da gestão por competências a partir de servidores públicos federais, relacionando as concepções do modelo com a prática desses. Inicialmente, apresentam-se aspectos gerais voltados à Gestão Pública, gestão por Competências e o que está em curso no setor público. A seguir, se esclarecem os desafios à implantação dessa abordagem de gestão diante dos novos ordenamentos jurídicos no Brasil. A pesquisa é de essência qualitativa, usa entrevistas e análise de conteúdo triangulando informações empíricas e referências sobre o tema. Aspectos como a sensibilização dos servidores, a necessária desvinculação da gestão por competências da avaliação por competências, a cultura do setor, o próprio modelo burocrático e suas disfunções, assim como ganhos pecuniários e aqueles decorrentes de momentos de tensão como greves são contextualizados no estudo. Os resultados revelam que tão importante quanto o desenvolvimento do modelo de gestão por competências está o posicionamento estratégico das organizações, assim como a aprendizagem organizacional, pois transformar o setor público é complexo e exige um processo de aprendizagem coletiva. É um equívoco acreditar que apenas programas de formação e treinamento levem ao desenvolvimento de competências. Esses, pouco tratam da capacidade de mobilizar saberes em situação específica de trabalho. A gestão por competências exige uma organização transformada, com identidade corporativa e que enfrenta os novos desafios externos e internos. Não basta introduzir uma nova ferramenta de gestão, sem transformar de maneira simultânea o sistema todo, sem incluir políticos e cidadãos nesse processo.