CARONAS COLABORATIVAS: PERCEPÇÕES SOBRE OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS

  • Ana Claudia Rosa IFFar
  • Debora Bobsin
  • Jaderson Gadonski

Resumo

Inserido no contexto do consumo colaborativo, como lócus desta pesquisa foram escolhidas as caronas colaborativas mediadas por tecnologias. O objetivo deste estudo é relatar as percepções dos aspectos socioculturais - pertencimento, identidade de grupo, experiências culturais e vínculos sociais - no consumo de caronas colaborativas a partir da lente teórica da Consumer Culture Theory (CCT). Com intuito de atender as reflexões e objetivo da pesquisa, realizou-se um estudo qualitativo e descritivo, com a técnica de análise de conteúdo. Na coleta dos dados, utilizou-se a técnica de entrevistas em profundidade e foram realizadas anotações em diário de campo. Dentre os resultados, uma importante contribuição teórica foi a investigação do consumo, englobando elementos presentes no consumo colaborativo a partir da lente teórica da CCT. Frente a esse olhar, buscou-se explicar o consumo de caronas mediadas por tecnologias. Deste modo, foi possível um olhar mais aprofundado dos consumidores, revelando e descrevendo os aspectos socioculturais presentes neste consumo. Diante disso, originaram-se as categorias finais “identidade do grupo e pertencimento; (não) construção de experiências socioculturais e vínculos sociais”.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-04-16
Seção
ARTIGOS