ASSÉDIO MORAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A PROPOSTA DE UM CANAL DE ACOLHIMENTO E DENÚNCIA EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA DO PODER JUDICIÁRIO

  • Fernanda Baldo Romero Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luana Rodrigues Paraguassu Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tatiana Barbosa Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Geraldino Carneiro de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Assédio Moral, Dignidade Humana

Resumo

O assédio moral é uma temática cada vez mais presente na Administração Pública. O objetivo do estudo é apresentar uma proposta de um Canal de Acolhimento e Denúncia para questões pertinentes ao assédio moral, no contexto de uma organização pública do Poder Judiciário. Investigou-se a conceituação trazida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a realidade do Tribunal de Justiça (TJ), juntamente com relatórios e cartilhas apresentadas por órgãos fiscalizadores como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU), para assim apresentar o Canal de Acolhimento e Denúncia: “#ASSÉDIONÃO”. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação exploratória com abordagem qualitativa. Tratar-se-á de um canal vinculado a Agenda 2030, de fácil acesso, atendimento célere e efetivo, passando pela Comissão de Enfrentamento ao Assédio tanto no início do atendimento quanto da sua finalização, deixando dessa forma a Comissão a par do deslinde das notícias de acolhimento ou denúncia. Sugere-se adaptações na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) com a vinculação de servidores diretamente à Comissão de Prevenção. Com estas alternativas simples e de baixo custo busca-se a efetivação do direito do servidor a um emprego decente e o resguardo da sua dignidade como trabalhador.

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Publicado
2023-12-06
Seção
ARTIGOS