MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR COMO PROPULSOR DA INOVAÇÃO EM PROCESSOS
ANÁLISE ATRAVÉS DO FLUXO DE SERVIÇOS EM UMA DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEIS
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o fluxo de operações de um terminal logístico de distribuição de combustíveis. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com base em um estudo de caso, no qual foi realizado o mapeamento das distâncias percorridas pelos motoristas durante seus deslocamentos, desde sua entrada no terminal até o momento de sua saída, após o carregamento. O uso da ferramenta permitiu obter redução de lead time de 39%, redução drástica de distâncias percorridas a pé pelos motoristas, e a identificar a etapa que mais contribui para o tempo total de pré-carregamento. Enquanto sugestões para estudos futuros, com base no avanço da redução dos desperdícios e na ênfase à geração de valor, destaca-se a relevância de se realizar uma avaliação de forma integral do processo de carregamento, dos procedimentos realizados em outros terminais da mesma natureza, além de estudos aprofundados nos conceitos lean, fluxo de valor e na utilização da ferramenta do mapeamento do fluxo de valor, ressaltando os pontos positivos da implementação de para aprofundar a eficiência e eficácia dos colaboradores.
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