COCRIAÇÃO DE VALOR NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO
ANÁLISE ETNOGRÁFICA EM MESTRADO PROFISSIONAL NO SUL DO BRASIL
Resumo
Este artigo, por meio do método observacional aplicado com coleta de dados baseada em cocriação, analisa a geração de valor no ensino superior privado, no ambiente da sala de aula de um programa de pós-graduação stricto sensu de uma Universidade situada no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para alcançar os objetivos, a metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso único, qualitativo-exploratório, por meio de uma abordagem de orientação etnográfica. Com relação aos resultados obtidos, identificou-se que no ambiente da universidade ocorre a participação, interação, relacionamentos e troca mútua de experiências entre professor e aluno(s). Já, os constructos da pesquisa apontam para evidências de que a cocriação de valor ocorre pela interação entre aluno e professor no ambiente de sala de aula, centrado no valor do saber. Identifica-se também a necessidade de desenvolvimento crítico dos alunos, com base em posturas pouco consistentes no entendimento das práticas pedagógicas, o que alerta para a importância dos processos seletivos e as deficiências na formação educacional de base.