GASTRONOMIA E VANTAGEM COMPETITIVA

UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

  • César Ricardo Maia de Vasconcelos
  • Thaís Barbosa Ferreira Andrade
Palavras-chave: Gastronomia, Restaurante, Hotelaria, Vantagem competitiva

Resumo

O presente trabalho considera a gastronomia como uma área que vai além do simples ato de cozinhar, além de ser um campo empírico fértil de investigação. O seu objetivo é identificar o panorama das publicações internacionais acerca do tema “vantagem competitiva” no universo da gastronomia, por meio de um estudo bibliométrico. A busca resultou em artigos que contivessem no título, resumo ou palavras-chave, uma ou mais das expressões pesquisadas: gastronomy” OR “restaurant” AND “competitive advantage, nos estudos em Administração e áreas correlatas, encontradas na base de dados Scopus, de 2003 a 2019. Na busca inicial, foram encontrados 122 trabalhos e a amostra final foi constituída por 83 artigos e foram adotadas as seguintes etapas metodológicas: consulta a fonte de dados; aplicação dos filtros adequados; análise descritiva e temporal; análise de autores e instituições (Lei de Lotka); análise de referências, periódicos e áreas (Lei de Bradford); análise de palavras-chave e termos (Lei de Zipf); e análises conjugadas e conclusões. Como resultado, os dados encontrados apontam para um crescimento gradual teórico sobre o tema, mostrando que os estudos que enfatizam a gastronomia e a indústria de restaurantes, seu potencial e simbolismo e, principalmente, sua veia inovadora tem chegado aos principais periódicos mundiais.

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Publicado
2022-05-04
Seção
ARTIGOS