CONHECENDO AS BASES DA COCRIAÇÃO DE VALOR

  • Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro
  • Kambou Sie Kevin
  • Benny Kramer Costa
  • André Torres Urdan
Palavras-chave: Cocriação de Valor, Bibliometria, Lógica do serviço dominante, Stakeholders

Resumo

Cocriação de valor é um termo emergente e que está em pleno desenvolvimento. Cada vez mais plural, vem considerando os múltiplos stakeholders como participantes da ação, e os principais contextos como palco de cocriação. Dada a pluralidade e o pleno desenvolvimento, estudo se propôs a identificar as principais bases por trás do estudo da cocriação de valor. Para isso, apresentou por meio de um estudo bibliométrico os autores, trabalhos e revistas mais citados dentro de uma amostra composta por trabalhos de 2006-2016 da base ISI Web of Science. Além disso, trouxe o levantamento e a análise dos principais trabalhos co-citados, identificando por meio de fatoração 4 linhas de pensamentos sobre a cocriação de valor, sendo: a) Lógica do serviço dominante e valor de uso pelo cliente; b) Coprodução e compartilhamento de informações, c) Relação entre branding e criação de valor; d) e Ciências de serviços. Com o software UCINET, o mapeamento dessa rede foi traçado e confirmou o agrupamento dos fatores 1 e 2. A relação entre branding e criação de valor apareceu espalhada, sugerindo conteúdos idiossincráticos. O fator 4 é composto por um único trabalho, mas aparenta ser tendência e colabora com o melhor ajuste da fatorial. A principal contribuição deste trabalho é a estruturação e apresentação dos conteúdos por trás das bases teórica descobertas nesta bibliometria.

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Publicado
2022-04-19
Seção
ARTIGOS