EMPRESA FAMILIAR

UM META-ESTUDO, DE 1997 A 2016, DOS ANAIS DOS ENCONTROS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD)

  • Michele Josiane Rutz Buchweitz
  • Débora Gomes Machado
  • Gabrielito Rauter Menezes
Palavras-chave: Empresa familiar, Meta estudo, EnANPAD

Resumo

O campo de estudo sobre empresa familiar é relevante para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico e para aprimorar as práticas deste tipo singular de organização. Neste estudo, tem-se por objetivo identificar e analisar a produção científica a respeito da empresa familiar nos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), abrangendo o período de 1997 a 2016. Para tanto, primeiramente, foi realizada uma revisão sistemática em artigos, disponíveis em eventos, congressos e periódicos da área contábil, de maneira geral. Após esta primeira etapa, foi identificado o EnANPAD como o evento que mais reuniu trabalhos específicos sobre o tema foco desta pesquisa, sendo assim, este foi analisado de maneira mais aprofundada, através da leitura dos títulos e resumos para delimitação da amostra do estudo. A pesquisa foi realizada identificando os anos, autores, temas, palavras-chave, aspectos metodológicos e conclusões dos artigos disponíveis no site do evento. Foram coletados, através de um check-list, os dados de 88 artigos, sendo que o universo de estudo era, inicialmente, de 252 trabalhos. Entre os achados da pesquisa, verificou-se que o estudo de caso é a principal estratégia adotada nos artigos analisados e a pesquisa qualitativa foi constatada como predominante na amostra estudada.

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Publicado
2022-04-19
Seção
ARTIGOS