EFICIÊNCIA INFORMACIONAL NA DIVULGAÇÃO DE DIVIDENDOS E JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO NO BRASIL

  • Matheus Scholz Oliveira
  • Igor Fernandes Ferreira
  • Matheus Gonçalves Martins
  • Michele Nascimento Jucá
  • Eli Hadad Junior
Palavras-chave: Eficiência informacional, Anúncio de proventos, Estudo de evento

Resumo

Uma das decisões financeiras mais relevantes dos gestores é a definição da política de dividendos da empresa. Ela deve ter como objetivo a maximização da riqueza de seus acionistas. Logo, a distribuição de lucro possui um forte conteúdo informacional, servindo como uma forma de sinalização positiva ao mercado sobre o desempenho da empresa e de sua estrutura de capital. Estudos empíricos (inter) nacionais que testam a conformidade dessas teorias apontam para resultados antagônicos. Assim, esse trabalho tem por objetivo verificar a eficiência informacional do mercado brasileiro, por meio de um estudo de evento relacionado ao anúncio da distribuição de dividendos e de juros sobre capital próprio dos ativos que compõe o índice IBrX 50, entre janeiro de 2015 e setembro de 2016. A amostra final é composta por 17 empresas, que possuem 17 ações e que apresentam 35 anúncios. Como resultado, verifica-se que o retorno anormal acumulado de 81% dos eventos são positivos e que 97% deles são estatisticamente diferentes de zero.  Tal fato significa que o anúncio da emissão de dividendos e juros sobre capital próprio impacta positivamente o preço das ações das companhias, corroborando a hipótese inicial.

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Publicado
2022-04-19
Seção
ARTIGOS