QUALIDADE TOTAL COMO INSTRUMENTO DE REORIENTAÇÃO GERENCIAL EM EMPRESAS JUNIORES

  • Joyce Santana Bernardo
  • Gislaine Aparecida Santana Sediyama
  • Fernanda Guimarães Coelho
Palavras-chave: Gestão, Empresas juniores, Qualidade

Resumo

Constituídas a fim de estimular os estudantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos durante a graduação, a profissionalização das Empresas Juniores (EJs) se faz necessária de modo a consolidá-las ao longo do tempo. Este estudo revela a influência da adoção da Gestão pela Qualidade Total (TQM) na prática de gestão das EJs vinculadas à uma universidade mineira. A partir de entrevistas com os Diretores de Qualidade, identificou-se que o processo de implementação desta ferramenta requereu mudanças na estrutura e cultura; houve reorientação gerencial nos processos, na gestão do conhecimento e na integração de informações; maior envolvimento das diretorias para atingir os objetivos estratégicos; além de melhor alinhamento das ações individuais das diretorias existentes com o desempenho coletivo das EJs.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-04-18
Seção
ARTIGOS