ATRIBUTOS DE QUALIDADE DOS CANDIDATOS AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

ANÁLISE NA VISÃO DOS ELEITORES

  • Lindemberg Costa Junior
  • Leonilde da Conceição Silva
Palavras-chave: Marketing eleitoral, Poder executivo, Comportamento do eleitor

Resumo

Este estudo procura identificar os atributos de qualidade, que na percepção dos eleitores buriticupuenses, são os mais relevantes na escolha de um candidato ao Poder Executivo Municipal. Foi utilizada metodologia quantitativa, com caráter descritivo e corte transversal, empregou-se coleta primária de dados por meio do formulário eletrônico Google Forms, disponibilizado através do aplicativo de celular WhatsApp, por e-mail, em grupos da rede social Facebook, e pelo Messenger. Adotou-se como ferramenta de coleta dos dados o questionário de Monte-Mor e Quintino (2014), composto por 23 (vinte e três) perguntas, divididas em 09 (nove) construtos. Empregou-se a Escala de Likert composta de cinco posições como ferramenta de coletar as respostas. Constatou-se que os eleitores buriticupuenses são em média criteriosos na escolha de um candidato ao Poder Executivo Municipal.  Conforme regressão linear aplicada, as variáveis “Planejamento de Governo” e “Conformidade do Candidato” estão associadas positivamente ao critério de voto desses eleitores. Conclui-se que é importante para os candidatos ao Poder Executivo Municipal de Buriticupu-MA utilizar ferramentas de Marketing Eleitoral em suas campanhas políticas, buscando conhecer as variáveis que levam o eleitor buriticupuense a decidir seu voto.

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Publicado
2022-04-07
Seção
ARTIGOS