MARKETING DE RELACIONAMENTO

ESTUDO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

  • Lidiane Fernanda Rocha Daradda
  • Marcio Nakayama Miura
  • Ivano Ribeiro
Palavras-chave: Marketing de relacionamento, Fidelização, Terceiro setor, Empresa de pequeno porte

Resumo

O presente trabalho analisou o marketing de relacionamento na fidelização dos associados da AMIC – Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná. A metodologia utilizada contemplou uma survey online aplicada aos associados da entidade, sendo realizada uma análise por meio de regressão linear múltipla. Identificou-se que existe uma relação positiva e significante entre o nível de comunicação utilizado pela associação e a fidelização dos associados. Já as variáveis: confiança, compromisso e tratamento de conflitos não influenciam na fidelização dos associados. Como principal contribuição, o estudo fornece indícios sobre o direcionamento do marketing de relacionamento ao terceiro setor e empresas de pequeno porte, tendo em vista os diferenciais que essa modalidade de organização possui em relação às empresas tradicionais.

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Publicado
2022-04-07
Seção
ARTIGOS