COMPETITIVIDADE TURÍSTICA

IMPACTOS NO POSICIONAMENTO E NA PRODUÇÃO TURÍSTICA

  • Thays Cristina Domareski Ruiz
  • Adriana Fumi Chim Miki
  • Francisco Antonio Dos Anjos
Palavras-chave: Competitividade turística, Travel & tourism competitiveness index, Potencial Competitivo, Posicionamento, Produção turística

Resumo

O foco central desta pesquisa exploratório-descritiva foi realizar uma análise prévia da existência da relação entre a posição do país no ranking TTCI (Tourism & Travel Competitivenes Index) e a sua produção turística, no que tange as variáveis que impactam sobre a população, as empresas e o setor público. O objetivo era verificar se estes índices demostram uma visível relação de causa-efeito com a produção do setor. Os resultados para os 10 países americanos mais competitivos mostrou que a pontuação do ranking TTCI não serviu para indicar o panorama de crescimento da produção turística. Por outro lado, o posicionamento competitivo que o TTCI frente ao contexto mundial foi um índice corroborado pelos indicadores econômicos de produtividade. Na maioria dos países analisados ao subir de posicionamento competitivo houve uma maior geração de empregos, melhoras no PIB turístico e maior gasto do turista estrangeiro no país. A principal implicação dos resultados deste trabalho é ressaltar o caráter relativo do construto competitividade permitindo uma melhor compreensão do uso destes monitores mundiais para os decisores políticos e empresariais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-04-04
Seção
ARTIGOS