CONCENTRAÇÃO E O PODER DE MERCADO NO SETOR DE TELEFONIA MÓVEL BRASILEIRO (2009-2014)

  • Fabiane Volpato Chiapinoto
  • Pascoal José Marion Filho
  • Daniel Arruda Coronel
  • Reisoli Bender Filho
Palavras-chave: Concentração, Poder de mercado, Regiões da Anatel

Resumo

O artigo analisa a concentração e o poder de mercado no setor de telefonia móvel brasileiro no período de 2009 a 2014, bem como descreve o arcabouço institucional anterior à privatização até a mudança estrutural do setor ocorrida em 2008. Para essa finalidade, a metodologia baseou-se na aplicação do Índice de Concentração Herfindahl-Hirshman (HH) e da Razão de Concentração CR(4). Os resultados encontrados demonstraram que o índice HH e o CR(4) se mantiveram altos no período analisado, indicando que o setor apresenta-se concentrado. As empresas Vivo, TIM, Oi e Claro possuem as maiores participações de mercado em todas as regiões, sendo a Vivo a líder de participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-04-04
Seção
ARTIGOS