AS FEIRAS DE NEGÓCIOS COMO PALCO PARA A CONSTRUÇÃO DE PARCERIAS ENTRE EMPRESAS
O CASO DAS EMPRESAS DE PRODUÇÃO DE EVENTOS
Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar se as feiras de negócios auxiliam no desenvolvimento de relacionamento entre as empresas expositoras gerando a partir disso a realização de trabalhos conjuntos. O estudo é exploratório e foi realizado um estudo de caso de uma feira de negócios do setor de casamentos e festas, realizada no Oeste Catarinense. A coleta de dados ocorreu através de questionário, entrevistas e observação. O questionário foi aplicado através de instrumento on line com trinta e sete expositores da edição de 2015 que se dispuseram a participar. As entrevistas não estruturadas foram realizadas com os expositores das edições de 2015 e 2016 da feira, sendo analisadas doze destas para a elaboração do estudo. Em 2015 e 2016, foram realizadas observações quanto ao comportamento das empresas expositoras, em especial como interagiam umas com as outras. A triangulação dos dados ocorreu com a análise deste conjunto de informações. Após a análise dos dados foi possível constatar que no universo pesquisado a feira auxiliou os expositores a desenvolver e fortalecer o relacionamento, o que propiciou em alguns casos a realização de trabalhos conjuntos.