O TURISMO DE NEGÓCIOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
POLÍTICAS PÚBLICAS E INVESTIMENTOS NO PERÍODO 2007/2014
Resumo
O presente artigo discute as políticas públicas que influenciaram o Turismo de Negócios na cidade de São Paulo, no período 2007/2014, a partir da revisão de literatura nos campos do turismo, das políticas públicas, da gestão sustentável do território e do marketing de lugares. Partiu-se do conceito de Políticas Públicas como um conjunto de ações de governo, direcionadas para atender às necessidades da sociedade. Assim, se destaca o Turismo de Negócios como toda viagem motivada por atividades para desenvolvimento profissional, realização de negócios ou a obtenção de conhecimento. O estudo tem um caráter exploratório, através de levantamento documental, e abordagem qualitativa a partir do levantamento de dados e de entrevistas com atores relevantes para o trade de turismo na cidade de São Paulo. Evidencia-se a necessidade de maior reconhecimento por parte da esfera pública da importância do Turismo de Negócios para a capital paulista, com a integração de perspectivas no campo da segurança, mobilidade, educação e desenvolvimento urbano. Nesse sentido, o estudo enfatiza que as Políticas Públicas devem ser implementadas com visão integrada e parcerias organizadas, visando ao desenvolvimento da cidade de São Paulo e de sua sociedade.