ARREPENDIMENTO DO CONSUMIDOR EM COMPRAS ONLINE

VALIDAÇÃO DA ESCALA PPCR NO CONTEXTO BRASILEIRO

  • Patricia Liebesny Broilo
  • Renata Gonçalves Santos Silva
  • Fernanda Kersting Gomes
  • Ricardo Saraiva Frio
Palavras-chave: Arrependimento do consumidor, Compras online, Escala

Resumo

As novas tecnologias possibilitam ao consumidor realizar compras por meio da internet. Entretanto, assim como nos meios convencionais, compras pelo meio online podem implicar em arrependimento. Este artigo apresenta os resultados de replicação da escala PPCR (Post-Purchase Consumer Regret) no contexto brasileiro, com enfoque no arrependimento de compras realizadas online. Considera-se o construto do arrependimento com dois componentes, nomeadamente, o arrependimento do consumidor pelos resultados da compra e o arrependimento do consumidor pelo processo da compra, cada qual constituído de duas dimensões: a primeira, pelas alternativas preteridas e pela mudança de significado, e a segunda, pela consideração demasiada e pela pouca consideração no processo de compra. Como resultado do estudo, apresenta-se a escala final validada em português, com devidas adequações em relação à escala original, bem como sugestões para pesquisas futuras acerca do arrependimento do consumidor.

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Publicado
2022-03-24
Seção
ARTIGOS