ESTRATÉGIAS DE PEQUENOS JORNAIS IMPRESSOS EM TEMPOS DE INTERNET

UM ESTUDO COM LEITORES E DIÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL

  • Douglas Wegner
  • Flávio Régio Brambilla
  • Gilnei Luiz de Moura
  • Eliana Gaspary
  • Jaqueline Inês Agnes
Palavras-chave: Estratégias, Internet, Jornais

Resumo

A facilidade de acesso à internet e o consequente crescimento do número de usuários têm provocado impactos em diversos segmentos de negócios, tanto na geração de novas oportunidades, quanto na proliferação de produtos e serviços substitutos que podem ameaçar negócios tradicionais.  O presente estudo com abordagem quantitativa e qualitativa analisa a influência da internet para os jornais impressos e as estratégias de pequenos jornais diários do interior do Rio Grande do Sul para fazer frente a esse panorama. A pesquisa quantitativa com 240 respondentes revela que o público jovem prefere a internet para se manter informado e lê pouco jornal impresso, embora a maioria tenha acesso a esse meio em casa ou no trabalho. Entre quinze categorias de temas de interesse, a única em que os jornais foram indicados como fonte preferencial de informações é temas regionais. A pesquisa qualitativa com sete gestores de jornais do interior do estado do Rio Grande do Sul mostra que estes ainda não sofrem de maneira significativa os impactos da internet e estão desenvolvendo ações que possam posicioná-los adequadamente, embora não revelem uma gestão estratégica das novas oportunidades e ameaças.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-03-14
Seção
ARTIGOS